Comecei a fazer biscoitos para cães ainda antes de viver com uma - ainda que tenha passado a fazer mais agora, claro.
As receitas são adaptações de livros, resultado de consultas com a "nossa" veterinária e são seguros para ser comidos pelos donos também - ainda que por mim, só lhe roubo os biscoitos de frutas :)
As receitas são para Cães e não para Gatos- eles têem tolerâncias diferentes e é preciso ter isso em conta.
SEMPRE ao apresentar ingredientes novos aos cães se deve primeiro confirmar com o/a veterinário/a que vos acompanha para assegurar a segurança e mesmo assim nunca se dá nada de novo a um animal de estimação sem se poder estar ao seu lado por pelo menos umas 2 a 4 horas depois para confirmar que não houve problemas nem de alergias nem digestivos.
Toda a carne e peixe é sem ossos ou espinhas- metam a mão na comida, sem medos; um osso pode se atravessar na traqueia ou se chegar ao estomago pode o perfurar. "Better safe than sorry"
As quantias que indico abaixo dão para cerca de 100/150 biscoitos (depende também da altura da massa quando cortam).
A lógica é sempre a mesma, juntar os ingredientes (a farinha é a última coisa a colocar), amassar até ter a consistência de pão ou bolachas - tem uma certa elasticidade mas não pinga nem cola demais nas mãos (ir passando farinha nas mãos), enrolar e bater a massa (umas 4 ou 6 vezes se á mão) e só depois estendê-la com um rolo na bancada previamente polvilhada de farinha. Num tabuleiro coberto com papel de pasteleiro (assim não precisa de gordura e não pega) demora- forno aquecido e no médio, cerca de 5/7 minutos, se a massa tiver altura média de 1 a 2 cm.
Toda a farinha que uso é sem fermento; a barriguinha dos nossos amigos de 4 patas não lida bem com o fermento. Não digam que não avisei quando o vosso cão vos "aromatizar" o quarto :P
Não uso carne de porco porque não a consumo e não é de facto das carnes mais facilmente digeriveis.
Nunca uso açucar, na pior das hipoteses usaria um pouco de mel, mas pessoalmente nem ponho nada; os alimentos já teem açucares próprios e não preciso de ver a minha cadela ainda mais hiper activa (ou "roliça").
Biscoito de Banana:
- 3 Bananas médias maduras
- 1 ovo médio
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de Sementes de Linhaça
- 150/175grs farinha
(podem usar manga- nunca deixem o vosso cão apanhar o caroço faz-lhes muito mal e pode também entrar mal na traqueia)
Biscoito de Pescada
(podem usar salmão)
- 2 lombos médios de pescada cozida em àgua sem sal nem temperos
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de Salsa ou Alecrim (picadissimo ou em pó)
- 200grs farinha
Biscoito de Moelas
(como maioritariamente vegetariano, detesto mexer nisto mas a Judy e as cadelas da minha amiga adoram)
- 50gramas de moelas muito bem cozidas em àgua sem temperos nem sal
- 1 ovo
- 1 colher de azeite
- 1 colher de sopa de hortelã
- 150/175gramas farinha
Biscoito de Frango/Peru
(uso as aparas dos peitos de frango/peru quando corto bifes)
- 50/80 gramas carne branca
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de sementes de Anis
- 150/175gramas farinha
Para evitar aqueles purés e latas com ingredientes mistério e montes de conservantes e corantes (para qué? até parece que o cão vai dizer que sim ou não pela cor), seguem algumas receitas de um miminho para ocasionalmente dar aos nossos amigos. Não exagerem, além de um cão beneficiar de ração porque tem de tudo (estas receitas não), a obesidade é um problema crescente nos animais domésticos. Amar é cuidar e não apenas encher a taça e brincar :)
Todas as receitas dão para cerca de 500grs de preparado que aconselho coloquem pelo menos metade ração e no máximo metade do peso restante neste "paté".Aconselho em todas receitas colocar 1 colher de sopa de azeite, não só é saboroso e seguro mas saudável para a digestão e para o pêlo do amiguinho.
Arroz de Frango e Vegetais
- Cozer 2 cenouras descascadas e 1 aipo (só o talo, NUNCA dar as folhas do aipo ao cão) em àgua sem temperos
- 100/120 gramas frango (pode ser peru ou vaca) muito bem cozido- tipo demais mesmo, na àgua em que se cozeram os vegetais- sem temperos
- 150gramas de Arroz cozido na àgua que já tem acumulado o caldo de vegetais e da carne- temperar o arroz com 1 colher de sopa de Hortelã e uma colher de sopa de Sementes de Linhaça
Podem passar tudo e fazer puré ou podem simplesmente misturar com uma colher e servir assim- eu prefiro assim e acho que a Judy também. Mantem alguma textura que acho é mais agradável.
Arroz de Atum e Vegetais
- Cozer cerca de 8 vagens/pedaços de Feijão Verde (tirem o fio dos lados, nem os cães gostam disso) e 2 cenouras em àgua sem temperos
- 150gramas de arroz cozido na agua dos vegetais
- 3latas mini ou duas latas normais de Atum em àgua- não dêem do que tem óleo
Arroz de Vitela
(não sugiro que usem carne carissima mas a verdade é que ao preparar a nossa comida- antes dos temperos, muitas vezes temos restos e aparas da carne. Pode-se usar aquele tipo de carne normalmente para "jardineira" que já vem aos cubos e não fica muito caro)
- Cozer 150 gramas de abóbora (sem sementes nem casca) com 150 gramas carne vermelha (vaca, vitela, novilho) em àgua sem temperos
- 150gramas de arroz cozido na água dos vegetais e da carne com uma colher de sopa de Tomilho e uma de Alecrim (ou duas de uma das ervas se não tiverem a outra)
(A Judy a comer um pedaço de cenoura que saltou quando estava a cortar a comida na bancada - para os que notaram, já cortou aquelas unhas que parecem garras)
Sem comentários:
Enviar um comentário