segunda-feira, 17 de março de 2014

RECEITAS NATURAIS PARA A CASA

Sou grande adepto de produtos caseiros ou de origem natural não composta por quimicos artificiais (quimicos tem porque tudo na vida é quimica lol).

Aviso contudo que não é saudavel qualquer tipo de fanatismo- mesmo que por produtos naturais. Ha muitos medos e por vezes ate com pseudo pesquisas acerca de como todos preservantes são maus. Verdade é que sem preservantes os produtos nao duravam mais que 1 ou 5 dias e como tal não seriam comerciáveis mesmo localmente quanto mais nesta aldeia global que se tornou o mundo. A ausência total de preservantes pode também levar a focos de infecções por culturas de bactérias ou fungos oportunistas e muito perigosos. Um creme de barba caseiro por exemplo, se feito sem qualquer tipo de conservante, em apenas 3 dias no máximo já teria culturas de bacilos muito perigosos que se houvesse um corte na cara entravam para a corrente sanguinea e seria muito complicado de tratar.

Nem todos os preservantes são maus- mesmo os artificiais, é a maneira como são produzidos por vezes, o que resta do processo e é despejado nos rios e terrenos e o excipiente e os extras que vem na embalagem que pode ser mais ou menos danoso.

Dito isto, quanto a preservantes naturais, existem é um facto mas não se devem guiar por tudo o que diz a internet nem por livros sem bibliografias sérias.

Aqui reside um outro problema, a maior parte dos estudos sobre produtos naturais está enquinado à partida uma vez que são maioritariamente financiados pela industria farmaceutica/cosmetica que benefecia de denegrir a concorrencia. Há depois os que exageram as qualidades de alguns produtos que podem ser bons mas não têem a eficiencia anunciada.Alguns dos melhores oleos essenciais como preservantes, por exemplo, são o de Canela e o de Satureja. Teem um alcance muito alargado a nivel de quantidade de bacterias e fungos que previnem mas admitamos, nem sempre gostamos de cheiro a canela- e não em tudo certamente, e o oleo de Satureja é carissimo (4 vezes mais caro que a média).

Uma outra questao é a fonte, onde adquirimos os oleos essenciais. Um bom e genuino oleo essencial nunca é  fortemente colorido, é tendenciosamente translucido podendo ser levemente amarelado mas nunca opaco e nao de outras cores. O preço também é um alerta, a média é - para os mais comuns de boa qualidade, de 10€ por 20ml.

Outro ponto é as proporções. Há que ter em conta se o oleo vai ser usado num produto de ingestão (os chamados florais de Bach ou outras tinturas), para cremes- medicinais ou cosméticos, oleos de massagem, elixir bocal, etc. Dependendo do grau de contacto, do propósito e se de uso externo ou interno, as proporçoes variam e também as misturas possiveis- uma vez que algumas substancias misturadas ou se anulam ou se potenciam e nem sempre mais é melhor.

Aconselho consultar livros sérios- com bibliografias, estudos universitarios aprovados, consultar com médico de familia e SEMPRE ter em conta que podemos ser alergicos a uma substancia e nao o saber.  Eu por exemplo tenho um par de alergias- adapto as receitas nao apenas depois de ler, mas de consultar com uma homeopata ou pelo menos um farmaceuta homeopata E de ver a minha médica de familia.

Não se usam oleos essenciais diretamente em bebés, NUNCA, grávidas teem de ter muita atenção pela hipersensibilidade despoletada por seu estado e quanto a nivel de animais domesticos so com consulta e aprovação de medico veterinario.

O que é benefico para um pode ser letal para outro. É bom ler, estudar, saber o que ha de opções, mas NUNCA fazer experiencias ou comprar produtos de aplicação directa na pele- qualquer que seja a parte, ou ingeridos sem devida consulta com um profissional de saude.

Avisos dados, aqui seguem algumas receitas.

TINTURAS COMO AMBIENTADORES ECOFRIENDLY:

50gramas de Lavanda
1 frasco de álcool etílico (pequeno, cerca de 125ml)

Juntar num frasco e fechar; deixar "maturar" durante 1 a 2 semanas, agitando duas vezes por dia.
Verter o liquido e espremer as flores para aproveitar tudo. Passar o liquido (agora já sem as flores) por um filtro de café descartável para uma garrafa de 1.5litros. Encher de àgua ate o topo (se for só o alcool com a planta vai manchar roupa e madeira). Agitar e por uma porçao num borrifador reaproveitado ou novo. Voilá. Ambientador sem gases nocivos, não carece preservante adicional (tem  alcool), nao mancha, cheira bem e foi muito mais barato.

As flores nao se deitam fora; deixam secar ao sol e podem adicionar cerca de 1 kilograma de sal e fazem assim um sal de banho aromatizado. Ou até mesmo colocar ainda humidas numa taça (vidro ou ceramica) e deixar na sala - como se fosse um port-pourri aromatizador de sala.
Podem fazer o mesmo com Flor de Laranjeira (muito doce para mim), Arruda, Folhas de Eucalipto, Citronela (bom no Verão porque moscas e mosquitos detestam Citronela, Laranja e Cravinho)etc. Sempre usar plantas secas quando para tinturas- flores e folhas frescas teem muita oleosidade e não vão maturar bem no alcool.

DETERGENTE DE ROUPA
1 Barra de Sabao Azul e Branco (cerca de 500gramas) raspado- da trabalho mas se não o fizerem vai demorar mesmo muito tempo.
Colocar numa panela com cerca de 5 litros de agua- podem espalhar em mais de uma panela claro e vao adicionando para que ate estar tudo derretido a medida na panela ainda ser a de aproximadamente 5 litros. Lume brando, ir mexendo a cada 5 ou 10 minutos, a água deve ficar com consistencia levemente gelificada como um shampoo (lembrem que quando tirarem de lume vai solidificar mais)
Com o sabao todo derretido (100gramas por cada litro a litro e meio de àgua):
50gramas d Bicarbonato de Sodio (tira manchas e cheiros)
50ml de Vinagre de maçã (antifungico, desinfecta levemente- o cheiro nao vai ficar na roupa confiem)
4 Colheres de sopa de detergente de Louça (pode ser reles) ou de Glicerina Liquida
Depois de tirar do lume (nunca se fervem oleos essenciais- alem das propriedades terapeuticas desaparecerem, ainda que aqui seja sem tal utilidade, o cheiro diminui):
10ml de óleo de Melaleuca, Chá Verde ou Satureja das Montanhas (cheira pouco mas é preservante e antifungico e antimocrobiano  eficaz)
10ml de Óleo Essencial de Hortelá-Pimenta ou Rosa Mosqueta ou de Ylang Ylang.

Sim fica mais caro por causa dos oleos mas ainda nao acabou. Dividem esta mistura por duas garrafas de 5 litros e  é para encher com àgua. Sempre que usarem teem de agitar- vai gelificar. Basta usar cerca de 100ml. Não fica com um cheiro tao intenso como os de supermercado- é a força dos intensificadores de aroma artificiais , mas vai cheirar bem e limpa eficazmente.
Se nao fazem muitas máquinas podem colocar como preservante extra ( tudo o que tem agua é passivel de atrair fungos, bacterias, etc) lixivia (da que da para desinfectar agua para beber), numa proporção nunca maior a 3 gotas por litro de àgua. É suficiente e não vai manchar a roupa.

SABONETE LIQUIDO:
(a não ser que seja usado oleo de melaleuca- planta do chá, ou de canela, ou de tomilho, dura no maximo 3 a 4 semanas)
125ml de Glicerina liquida (preço medio é 5€ por litro)
20 gotas (=1ml) de oleo essencial de Alfazema (antifungico e anti-inflamatorio)
20 gotas (=1ml) de oleo essencial de Toranja ou Laranja

A proporção segura neste caso, nao potenciadora de irritação salvo alergias mas num equilibrio de eficacia e agravel aroma é no maximo de 4% do total, o ideal e suficiente é 2%.
A excepção sao oleos particularmente intensos- tanto por cheiro como por capacidade de irritar a pele, como é o caso de óleo de cravinho e de canela, em que a proporção máxima será de 2% e a ideal de 1%.

LAVA-TUDO
(não é desinfectante de amplo espectro mas convem nao usar sempre lixivia em tudo ou estamos a estimular bacterias resistentes a tudo):
500ml de àgua
2 Colheres de sopa de Bicarbonato de Sodio (cuidado que ao por o vinagre depois vai fazer espuma no inicio)
50ml de vinagre de maçã
100ml de Glicerina ou 50gramas de sabão sem cheiro derretido na àgua ou 5 colheres de sopa de detergente da louça (pode ser do mais barato)
40 gotas (=2ml)de óleo de Lavanda ou de Eucalipto ou de Palmarosa ou de Laranja- não todos só de um ou entao metade de dois deles.


LAVAR PAREDES E REMOVER CHEIROS DAS MESMAS:
100ml vinagre de maçã
4 colheres de sopa de Bicarbonato de Sodio
200ml de àgua morna/quente

(nada de oleos, o proposito é tirar os cheiros, so depois se pode passar um outro cheiro bom, senao so estamos a disfarçar cheiros)
Se for para tirar manchas de humidade das paredes (fungos), mais comum nos tectos e paredes de cozinhas ou wc's, passar pano ou esponja numa solução de 50% àgua quente + 50% Vinagre de Maçã ou Lixivia.

MANTER TRAÇAS, MOSCAS E OUTROS INSECTOS FORA DA DISPENSA:
Manter tudo bem arejado, comida sempre bem fechada e nunca fruta e vegetais em cantos escuros, isso nao so atrai bolor mas também vai por isso mesmo emanar cheiros que se sobrepoem aos de prevençao e anula tudo) e limpo- onde ha sujidade e ar estagnado ha problemas.
Pendurar ramos de Eucalipto ou Alecrim
Bolsas-tipo portpourris, com Hortelã-Pimenta e Lavanda (25 gramas de cada por saco) nos quatro cantos da dispensa para afastar formigas
Bolsas-tipo portpourris, com Eucalipto e Alecrim(25 gramas de cada por saco) nos quatro cantos da dispensa para afastar baratas

SPRAY REPELENTE DE INSECTOS (por no chão ou no lado de dentro da porta da dispensa, nunca na comida ou em prateleiras onde se coloque comida nao acondicionada; pode-se colocar nas cortinas- nunca em seda ou cetim)

Seguir as instruçoes do ambientador no inicio mas com 40 gotas de Óleo de Lavanda e 40 gotas de Oleo de Eucalipto.
Outra mistura possivel é 40 gotas de oleo de Laranja ou Citronela e 40 gotas de oleo de Cravinho.
Em vez de spray podem fazer bolsas com as plantas referidas lá dentro e pendurar- cuidado para crianças e animais domesticos não apanharem e levarem à boca.

TIRAR AUTOCOLANTES
(da parede, moveis, chao ou embalagens-NÃO usar em chão de madeira nem em moveis de madeira tratada- os do Ikea teem uma folha e pelicula nao absorvente por isso nestes podem, é mais pasta de papel que madeira mesmo)
Embeber uma bola de algodão em oleo de amendoas doces ou mesmo oleo normal barato de bébes e embeber o autocolante passando varias vezes por cima. Sai logo e não corroi como usar alcool ou acetona.

TIRAR PASTILHA ELASTICA DE ROUPA, CARPETE E CABELO:
 Azeite. Eu sei, parece ridiculo de simples, mas funciona, nao descolora nem deixa cheiros maus.

DICAS -sem produtos naturais mas é mega poupança ecologica e economica usando produtos simples

Limpar banheira e lavatorios:
Para não ficar marca de sujidade (que é calcario da água com gordura corporal e celulas mortas), em, vez de produtos caros e muito abrasivos (cheiro, contacto e para o ambiente), tipo Cif e esse genero, basta comprar um detergente de louça barato (mesmo, eu uso um de supermercado de 0.60€), molhar a superficie com àgua, "regar" um fio a toda a volta, seja na banheira ou no lavatorio ou no bidet e deixar a escorrer (por o tampao no ralo). Vao aspirar, brincar com o cão, etc, passados 15 a 20 minutos, voltam com uma esponja normal e  limpam com imensa facilidade. O detergente de louça tira as manchas de gordura e calcario da louça de casa de banho de forma rapida, eficaz, sem cheiros toxicos, sem causar tanto impacto ecologico e sem duvida de forma muito mais economica.

Tirar manchas de tabaco ou gordura de plástico (por exemplo duma impressora ou da "moldura" da televisão )
Pano humido com detergente da louça (novamente pode ser do mais barato)

Bibliografia consultada para corroborar o que aqui está e para aprender mais :
Comparison of bacteriostatic and bactericidal activity of 13essential oils against strains with varying sensitivity toantibiotics", por L. Mayaud, A. Carricajo, A. Zhiri and G. Aubert1; publicado em Letters in Applied Microbiology ISSN 0266-8254.
(que podem consultar, com quadros especificos de quais oleos foram testados e como resistem a que agente patogenico e as proporçoes de eficácia: http://www.pranarom.com/images/tinymce/docs/Publications_scientifiques/Articles/Comparison_of_bacteriostatic_and_bactericidal_activity_of_13_EOs_against_strains_with_varying_sensitivity

Sem comentários:

Enviar um comentário